Realizado de 24 a 27 de janeiro, o 41° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) – o maior congresso de Odontologia da América Latina e um dos maiores do planeta – foi palco de um estande montado pelo CFO para atender aos profissionais e acadêmicos da área. O espaço foi montado com estrutura para oferta de diversos serviços aos inscritos, oferecendo suporte para a obtenção da CFO ID, esclarecimento de dúvidas e auxílio na inscrição, anuidade, entre outros. Um indicador que destaca a relevância do serviço prestado é o número de identidades digitais emitidas na semana do CIOSP: mais de 15 mil profissionais cadastrados, que agora podem acessar os serviços do Conselho diretamente em seus celulares.

Arena CFO

A Arena CFO recebeu um grande público durante os 4 dias de evento, oferecendo palestras que trouxeram o viés da ética sobre temas ligados a especialidades, como a regulamentação da Odontologia Hospitalar; ou vinculados ao futuro da profissão, como o EaD no ensino odontológico, e o uso de inteligência artificial; além debates sobre a gestão dos consultórios e o uso de redes sociais.

Dois momentos se destacaram na Arena: a abertura das comemorações dos 60 anos do CFO e a palestra sobre a Internacionalização da Odontologia, ambas conduzidas pelo presidente do Conselho, Juliano do Vale. Ao abordar os 60 anos, o presidente destacou o trabalho já realizado, e apresentou a programação que marcará a data, com ênfase nos serviços ofertados aos inscritos, como o certificado digital e a nova versão da prescrição eletrônica. Ele também ressaltou a defesa da área acadêmica, com o exame de proficiência, o prêmio nacional de monografias e toda a luta contra a EaD. Outros pontos incluíram a defesa de temas caros à área, como fóruns sobre o piso salarial, fiscalização e especialidades, além da frente parlamentar da Odontologia no Congresso e uma caravana que visitará todas as regiões do país para promover a valorização da profissão. Ao discursar sobre a internacionalização da Odontologia brasileira, Juliano do Vale demonstrou o reconhecimento da qualidade dos profissionais nacionais ao redor do mundo, e que o CFO já iniciou um trabalho para facilitar a abertura de mercado para que os cirurgiões-dentistas do Brasil possam conquistar espaço e ofertar seus serviços em outros países. “Somos a maior e melhor Odontologia do mundo, somos reconhecidos por nossa qualidade no ensino e no dia a dia do trabalho dos profissionais. Com todo este reconhecimento internacional, temos uma grande oportunidade de facilitar o ingresso dos nossos profissionais em outros países, abrindo portas do mercado internacional para a Odontologia brasileira”, explicou.

 

 

Podcast CFO Esclarece

Durante o 41º CIOSP, foram gravados os próximos episódios do podcast CFO Esclarece. Com o objetivo de promover informação de forma dinâmica e direta sobre Odontologia, essa temporada do podcast trará assuntos que abordam conceitos éticos e institucionais do Sistema Conselhos, ensino odontológico, especialidades, como a Harmonização Orofacial e Pediatria, além de redes sociais, entre outros. Os episódios serão disponibilizados em breve por meio da plataforma de vídeos Youtube e também em formato de áudio, nas plataformas: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer e Google Podcasts.

Destaque na mídia

A estrutura montada pelo CFO para o CIOSP serviu também para promover, de maneira positiva, temas relacionados à Odontologia perante a população em geral. Ao longo do mês de janeiro, além de entrevistas para veículos relevantes, mais de 60 notícias foram publicadas pela imprensa com base em releases produzidos pelo Conselho, todas com uma abordagem defendendo o ponto de vista da classe odontológica.

O tema EaD, por exemplo foi abordado em reportagem de mais de 3 minutos no Jornal da Record, veiculado em tv aberta e com abrangência nacional. Abordando o mesmo tema, o jornal impresso O Globo, publicou uma coluna elaborada pelo presidente do CFO, Juliano do Vale. A Internacionalização foi tema de matéria na edição on-line da Revista Veja. A Folha de São Paulo e a emissora SBT também abriram espaço para a Odontologia neste período, além de diversos veículos de comunicação regional espalhados por todo o país.