Conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRO-RO), o presidente José Marcelo Vargas Pinto e o tesoureiro Fabrício da Silva Santos, receberam nesta sexta-feira (01/09), na Sede em Porto Velho-RO, a visita dos assessores técnicos da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, que estiveram representando a Dra. Doralice Severo da Cruz, Coordenadora-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

A visita dos assessores técnicos Betina Gomes da Silva e João Victor de Lara teve como objetivo pactuar a continuidade e finalização da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, o SB Brasil, no município de Porto Velho-RO.

Os técnicos executaram no período de 27 de agosto a 04 de setembro de 2023, o trabalho de campo através de entrevistas e exames de saúde bucal nos indivíduos do município de Porto Velho. O Inquérito Nacional de Saúde Bucal SB Brasil é realizado a cada 10 anos, fazendo o levantamento do estado de saúde bucal dos brasileiros. Porém, em meio à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) referente à COVID-19, o trabalho da SB Brasil 2020 prolongou-se até o ano de 2023.

O CRO-RO contribuiu para execução dessa força tarefa, onde prestou apoio logístico para os assessores técnicos. “É o Conselho de Rondônia contribuindo para o avanço das estratégias da política nacional de saúde bucal, fortalecendo a valorização da Odontologia brasileira”, finalizou o presidente José Marcelo.