O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com objetivo de conscientizar governos e a comunidade global da saúde sobre a necessidade de intensificação dos esforços para combate a problemas de saúde pública. Nesse ano de 2025, o tema da campanha é “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”, com foco na prevenção às mortes maternas e neonatais e no apoio a gestações e partos saudáveis. Nesta data, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância do pré-natal odontológico para o bem-estar geral de mães e bebês.

No Brasil, o pré-natal odontológico é garantido a todas as gestantes atendidas na rede pública de saúde, como uma das ações de fortalecimento da Atenção Primária. O Plano Nacional de Garantia do Pré Natal Odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) foi lançado oficialmente no ano de 2022 com objetivo de ampliar a oferta desse serviço pelos municípios de todo país e garantir que as gestantes brasileiras tenham o encaminhamento correto ao atendimento odontológico, como etapa de rotina das consultas de pré-natal. 

A conselheira do CFO, Sandra Silvestre, esclarece que a saúde bucal tem reflexos diretos para gestações de qualidade. Algumas condições como, por exemplo, gengivite e a doença cárie, podem aumentar o risco de complicações na gravidez. Estas doenças não tratadas podem impactar a saúde do bebê, sendo associadas a partos prematuros e baixo peso ao nascer.

“O pré-natal odontológico é fundamental para a saúde da mãe e do bebê, permitindo uma gestação saudável. O cirurgião-dentista poderá fornecer orientações sobre higiene bucal da mãe, amamentação e cuidados com a saúde bucal do bebê”, destaca a conselheira, que é mestre e doutora em Odontopediatria.

O Pré-Natal Odontológico

As consultas com os cirurgiões-dentistas devem ser incluídas nas etapas de rotina do pré-natal. Geralmente, a gestante passa por atendimento odontológico na mesma unidade de saúde em que já realiza o acompanhamento médico. 

No pré-natal odontológico, o paciente deverá apresentar a Caderneta da Gestante de acompanhamento pré-natal e o cirurgião-dentista complementará nela todas as informações sobre a saúde bucal e os possíveis tratamentos realizados.

Durante a consulta odontológica, a gestante passará por avaliação e, se necessário, será definido um plano de tratamentos, obedecendo-se os períodos gestacionais mais adequados para as intervenções.

O segundo trimestre da gravidez é considerado o período ideal para realização dos tratamentos odontológicos. No entanto, o atendimento pode ser realizado em qualquer fase da gestação, principalmente em casos de dor e outras emergências.

Ascom CFO