A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – seção Santa Catarina (ABOR-SC) realizou, nos dias 4 e 5 de abril, o Orto Floripa 2025, evento que reuniu o VI Congresso Catarinense de Ortodontia e o II Encontro Latino-Americano de Ortodontia. A iniciativa ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, e abordou as últimas tendências, técnicas e pesquisas relevantes no campo da Ortodontia. A convite da diretoria da ABOR, o Conselho Federal de Odontologia esteve presente nos dois dias do evento.

O Orto Floripa 2025 teve como tema central “Ortodontia, Saúde e Tecnologia alinhadas com o futuro”, refletindo a busca por inovações clínicas, tecnológicas e científicas. Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake, a presidente da ABOR Nacional, Carla D'Agostini Derech, a presidente da ABOR-SC, Ingrid Müller Ledra, o presidente do Congresso, Gerson Ribeiro, o presidente do CRO-PR, Aguinaldo Farias, o presidente do CRO-SC, Wilson Andriani Júnior, além dos diretores da ABOR-SC e membros do Conselho Superior da ABOR Nacional.

“A Ortodontia é a maior especialidade da Odontologia no Brasil, concentrando mais de 32 mil profissionais. Essa é uma área importante, que tem registrado avanços científicos e tecnológicos importantes. Parabeniza a ABOR pela realização do Congresso que trouxe uma rica programação, com temas de fundamental importância”, ressaltou o presidente do CFO, Claudio Miyake.

Prêmio ABOR de Jornalismo
No dia 5 de abril, após o encerramento do Orto Floripa 2025, a ABOR Nacional promoveu a entrega das premiações para o I Prêmio ABOR de Jornalismo, criado para celebrar os 30 anos da entidade. O presidente do CFO, Claudio Miyake, participou da premiação, que visa valorizar o trabalho dos jornalistas e reconhecer o papel da imprensa na divulgação de conteúdos de excelência, relacionados à temática. Durante o evento também foi lançado o documentário “ABOR 30 Anos: a História contada por quem fez e faz”. A produção ouviu o relato de ex-presidentes e líderes que ajudaram a construir essa história e o que espera-se para o futuro da ABOR e da Ortodontia Brasileira.

Conheça os vencedores:
Jornalismo Impresso:
“De Gratuita a R$ 94 mil”, de Roberto Rivelino de Amorim, produzida para o Jornal O Dia. 
Radiojornalismo e Podcast:
“Maloclusões: alinhando ideias pelo sorriso dos brasileiros”, de Nathan de Oliveira Santos, para o Portal LeiaJá. 
Telejornalismo:
“Chupar dedo ou chupeta pode prejudicar a saúde bucal, alertam especialistas”, de Taynara da Silva Nascimento e Francisco Candida Abreu, para a TV Tribuna Band (ES).
Fotojornalismo:
“Ética na ortodontia”, de Rogério Freire Rondon – publicado no Potiguar Notícias.
Webjornalismo:
“Sorriso além da estética: prevenção e tratamento precoce da má oclusão” de  Isabela Alarissa Ricardo dos Santos e Mirella Lopes de Aquino, para o Portal O Fôlego.

Ascom CFO