Atualizada em 13/02/2025 12:27:15 por Fernando Felix Uchoa da Silva
O Dia Internacional do Cirurgião Bucomaxilofacial é comemorado em todo o globo na data de hoje, 13 de fevereiro. Nesta oportunidade, o CFO, os CROs e o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) parabenizam os mais de 7,6 mil cirurgiões-dentistas brasileiros que atuam nesta especialidade levando mais saúde e qualidade de vida à população.
Os dados estatísticos do Conselho Federal de Odontologia indicam que o Brasil possui atualmente 7.656 cirurgiões-dentistas especialistas em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Destes, 5.569 são homens, que correspondem a cerca de 72% do total. Há ainda 2.087 mulheres especialistas na área, representando 27% dos profissionais.
A Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, aprovada por meio da Resolução CFO 63 de 2025, estabelece que Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial “é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas craniofaciais associadas”.
As áreas de competência para atuação do especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais incluem, por exemplo, traumatologia facial, implantes, enxertos, transplantes, reimplantes, biópsias, cirurgias com finalidades protética, ortodôntica, cirurgia ortognática e diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos, afecções radiculares e peri radiculares, além de diversas outras patologias e manifestações bucomaxilofaciais.
“O cirurgião bucomaxilofacial leva aos seus pacientes melhores condições de fala, mastigação, respiração e autoestima, sendo que em muitos casos, no exercício da profissão, é responsável por salvar vidas. O Conselho Federal de Odontologia presta hoje as devidas homenagens aos profissionais que atuam na área”, destaca o Dr. Roberto Sousa Pires, secretário-geral do CFO.
O presidente do Colégio Brasileiro de CTBMF, dr. Belmiro Vasconcelos, destacou a importância do diálogo entre a entidade e o Conselho Federal de Odontologia, na busca constante para elevação do padrão técnico da especialidade, preparando os profissionais para os desafios da assistência cirúrgica.
“Neste 13 de fevereiro, Dia Internacional do Cirurgião Bucomaxilofacial, parabenizo todos os profissionais que, com dedicação e competência, transformam vidas através da cirurgia. Seu compromisso com a excelência, a inovação e o cuidado com os pacientes fortalecem nossa especialidade e reafirma sua importância na saúde pública e privada. Que este dia seja uma celebração do nosso papel fundamental na assistência à sociedade e uma inspiração para seguirmos avançando juntos” afirmou Dr. Belmiro Vasconcelos.
Avanço
No ano de 2010, o Conselho Federal de Odontologia publicou a Resolução CFO 100/2010 e baixou normas para a prática da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais. O texto foi resultado de conversações com o CFM e diversas outras entidades e representou avanços importantes para a especialidade.
A principal conquista refere-se ao artigo primeiro da Resolução, que estabeleceu que, “nos procedimentos eletivos a serem realizados conjuntamente por médico e cirurgião-dentista, visando a adequada segurança, a responsabilidade assistencial ao paciente é do profissional que indicou o procedimento.” Anteriormente, vigoravam normas publicadas em 1999 que diziam, que em cirurgias comuns à Medicina e Odontologia a equipe, deveria ser chefiada sempre por um médico.
Neste ano de 2025, o CFO e o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial estão dialogando em busca de novos avanços dentro da especialidade.
Ascom CFO