Atualizada em 23/05/2025 15:59:02 por Fernando Felix Uchoa da Silva
O Conselho Federal de Odontologia realizou, no último dia 29 de abril, a live “Imposto de Renda: o que o cirurgião-dentista precisa saber”. O tema foi abordado pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), Gládyo Vidal, juntamente com a contadora e cirurgiã-dentista Rita Silva, sob a mediação do cirurgião-dentista Luiz Rodolfo. O episódio do Podcast CFO Esclarece já está no ar e pode ser acessado gratuitamente a qualquer momento nos canais oficiais do Conselho Federal de Odontologia no YouTube e Instagram.
Vale lembrar que a declaração de Imposto de Renda deve ser realizada até o próximo dia 30 de maio, sendo que o não cumprimento do prazo implica em multa. A live faz parte do programa CFO Esclarece, que tem por objetivo levar orientações gerais aos profissionais cirurgiões-dentistas de todo país. Durante mais de uma hora, os especialistas deram dicas sobre a realização da declaração do Imposto de Renda, com foco específico nos profissionais de Odontologia, e responderam a algumas perguntas que foram enviadas pelo chat da live.
As principais dúvidas apresentadas pelos cirurgiões-dentistas que assistiram ao evento online referiam-se ao Receita Saúde, programa da Receita Federal que, a partir deste ano de 2025, tornou obrigatória a emissão dos recibos online. Os especialistas explicaram que os profissionais ainda podem emitir recibo de papel para serviços prestados no decorrer do ano de 2024, caso eventualmente tenham esquecido de realizar a entrega de algum comprovante aos pacientes.
“Essa será a última vez em que a Receita Federal vai aceitar papel no Imposto de Renda. Então, acabou o recibo de papel, acabou ter que datar, assinar, carimbar. A partir do ano que vem, quando o paciente for entregar a declaração referente a este ano de 2025, os recibos devem obrigatoriamente ser emitidos via Receita Saúde. Ou seja, desde 1 de janeiro de 2025, o recibo é exclusivamente eletrônico”, esclarece Rita Silva.
O presidente do CRO-CE, Gládyo Vidal, esclareceu que a declaração do Imposto de Renda é simples e intuitiva, mas reforçou a importância de os profissionais sempre consultarem um contador para correto lançamento dos dados e informações. Ele destacou que o apoio contábil reduz as chances de erros nas declarações, evitando que o cirurgião-dentista venha a ter problemas posteriores com o Leão.
“No ano passado, eu colhi essa informação, tivemos quase 1,5 milhão de contribuintes que caíram na malha fina. Em torno de 60% foram em relação a recibos de saúde. Realmente a Receita Federal fica atenta a isso. E nós também. Portanto, a orientação é que o cirurgião-dentista busque apresentar toda a documentação e, caso necessário, faça as devidas ratificações. O importante é que não haja inconsistências”, apontou Gládyo Vidal.
Passo a passo
Durante a live com mediação de Luiz Rodolfo, o presidente do CRO-CE, Gládyo Vidal, e a contadora Rita Silva fizeram uma série de explicações com o passo a passo da declaração do Imposto de Renda, esclarecendo por onde o profissional cirurgião-dentista deve começar, qual aplicativo baixar e de que maneira fazer o preenchimento das informações.
Entre os temas abordados por ele também estão as possíveis deduções, casos de isenção e o ajuste anual. Acesse aqui a live completa para tirar essas e outras dúvidas sobre a declaração anual do Imposto de Renda.
Pontos para ficar atento
O Conselho Federal de Odontologia levantou os principais pontos de atenção para a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio. Confira as dicas nos cards abaixo: