Atualizada em 10/04/2025 17:34:25 por Fernando Felix Uchoa da Silva
O Conselho Federal de Odontologia, a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) estiveram reunidos na primeira semana de abril para debater novas parcerias que possam contribuir para ampliação da representatividade da Odontologia em todo país. As entidades realizaram alinhamentos para intensificação das atividades conjuntas em defesa das pautas nacionais de interesse da Odontologia.
A reunião foi realizada na sede do Conselho Federal de Odontologia, em Brasília, e contou com as participações do presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ailton Coelho de Ataíde Filho; do vice-presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo Brom; e da diretora da FIO, Rosangela Camapum. O CFO foi representado por toda diretoria, composta pelo presidente, Claudio Miyake; o vice-presidente, Nazareno Ávila; o secretário-geral, Roberto Souza Pires; e o tesoureiro, Élio Silva Lucas.
As ações a serem desenvolvidas em conjunto pelo CFO, FNO e FIO, além de demais entidades parceiras, devem incluir ainda tratativas com os poderes Executivo e Legislativo na defesa de programas e leis que fortaleçam a Odontologia no Brasil. Entre elas está, por exemplo, a luta pela aprovação do projeto de lei 1.365, de 2022, de autoria da senadora Daniella Ribeiro, que está em tramitação no Senado. A proposta modifica o salário mínimo dos cirurgiões-dentistas e médicos de todo país e acabou de receber parecer favorável à aprovação pelo relator do PL na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Nelsinho Trad.
Através da parceria e alinhamento com a FIO e a FNO e seus sindicatos afiliados, o Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais deverão estar presentes e apoiam a Caravana Pelo Piso Salarial dos Cirurgiões-Dentistas e Médicos, organizada pelo movimento Dentistas do SUS. O evento ocorrerá nos dias 26 a 29 de maio, em Brasília. O objetivo da mobilização é chamar a atenção dos poderes Executivo e Legislativo, além da sociedade em geral, para a importância de correção do piso, que está previsto em legislação de 1961 e já defasada.
Pautas
A pauta a ser construída em conjunto pelo CFO, FNO e FIO deverá incluir ainda a possível reativação da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos que busca maior valorização dos cirurgiões-dentistas junto às operadoras de planos de saúde odontológicos. A CNCC também deverá contar com a participação de outras entidades como, por exemplo, a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Ascom CFO