O Conselho Federal de Odontologia, em parceria com os Conselhos Regionais, anunciou a nova edição do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O comunicado ocorreu nesta quinta-feira (13.06), durante a abertura do evento em comemoração aos 20 anos do Brasil Sorridente, em Brasília/DF, realizado pelo Ministério da Saúde.

Visando estimular melhores práticas de saúde bucal e a garantia de acesso ao atendimento odontológico para quem mais precisa, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, idealizado com o objetivo de reconhecer os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal, é uma tradicional premiação realizada pelo Conselho Federal de Odontologia, e deixou de ocorrer nos últimos anos por conta da pandemia de COVID 19, mas agora está sendo retomado. O presidente do CFO, Juliano do Vale, ressaltou a relevância do prêmio como forma de fomentar a qualidade da assistência odontológica e, principalmente a qualidade de atendimento à população. “O objetivo do Sistema Conselhos de Odontologia é incentivar a excelência do atendimento odontológico na rede pública à população, através de priorização e maiores investimentos, e consequentemente maior acesso em saúde bucal. Ganha a população com um atendimento qualificado e ganha a Odontologia como um todo, com a valorização profissional”, pontuou.

Para acessar a resolução e regras do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, clique aqui.

Brasil Sorridente – duas décadas de existência e de conquistas

Em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção Primária à Saúde – SAPS, e executado pela Coordenação Geral de Saúde Bucal, realiza evento comemorativo, iniciado na manhã desta quinta-feira (13.06), e que deve se estender até hoje, (sexta-feira, 14.06), em Brasília.

Além de marcar as festividades pela longevidade do Brasil Sorridente, o evento comemora a conquista da sanção da Lei 14.572/2023 pelo presidente da república, que inseriu a saúde bucal como política de Estado, fazendo parte da lei orgânica do SUS, garantindo que os investimentos em saúde bucal sejam obrigatoriamente aplicados, independentemente do gestor estadual ou municipal. O evento serviu também para tratar da expansão da oferta de serviços de saúde bucal a população como Equipes de Saúde Bucal – ESB na atenção básica, expansão de Centros de Especialidades Odontológicas – CEO, Laboratórios Regionais de Prótese Dentária – LRPD, Serviço de Especialidades em Saúde Bucal – SESB, Unidades Odontológicas Móveis – UOM, dentre outras.

Estiveram presentes no primeiro dia de solenidade, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade; o Vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila, representando o presidente, Juliano do Vale; o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa; o Secretário adjunto da SAPS, Jerzey Timoteo Ribeiro Santos; a Coordenadora Geral de Saúde Bucal, Doralice Severo; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross; a Presidente da ABENO, Daniela Carcereri e, também, a Presidente da Abrasbuco, Helenita Corrêa Ely.

O vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila, parabenizou todos os envolvidos no processo, nos últimos 20 anos, destacando os cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares que prestam atendimento no Sistema Único de Saúde, atores importantes na longevidade do Brasil Sorridente. Durante o pronunciamento anunciou a premiação aos municípios que apresentarem iniciativas realizadas em 2023 que valorizem a saúde bucal, por meio do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Reafirmou que “a boa relação institucional entre o CFO e a Coordenação Geral de Saúde bucal do Ministério da Saúde traz resultados práticos, que beneficiam os profissionais da Odontologia e a população como um todo”.

A ministra Nísia Trindade descreveu a importância do Brasil Sorridente, destacando também algumas metas a serem alcançadas. “Devemos lembrar a importância da lei 14.572/2023, de maio de 2023, pois, com ela, o Brasil Sorridente passou a ser uma política de Estado. E isto trouxe resultados, pois, foi possível alcançar um orçamento de 4,3 bilhões de reais neste ano para a saúde bucal, este é o maior valor histórico destinado a área. Temos como meta, passar de 45% para 70% a cobertura das equipes de saúde bucal nos municípios do país”, pontuou.

Swedenberger Barbosa, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, em sua fala, fez um histórico de toda a construção da política nacional de saúde bucal, e incentivou novos avanços. “Hoje é dia de muita comemoração pelas conquistas. É importante mantermos a união de esforços para que este reconhecimento seja cada vez maior, para o fortalecimento das políticas públicas no Brasil”, ponderou.

Para a Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, Doralice Severo, comemorar 20 anos de Brasil Sorridente é uma conquista para a gestão. “O governo federal entendeu a relevância e abraçou esse projeto. Por isso, reafirmamos nosso compromisso em promover a saúde bucal e garantir que todos os brasileiros tenham acesso aos cuidados necessários”, disse. Ela também falou sobre o prêmio promovido pelo Conselho Federal. “Quero parabenizar o CFO pelo Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, que vai reforçar ainda mais a nossa luta pela implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal nos municípios brasileiros”, finalizou.

Ascom CFO