Atualizada em 16/05/2025 09:50:00 por Fernando Felix Uchoa da Silva
Aproximadamente 33% da população brasileira sofre de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, o que significa que 70 milhões de brasileiros precisam de tratamento especializado na área. Por este motivo, nesta sexta-feira, 16 de maio, quando é comemorado o Dia Nacional da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de todo país, juntam-se à Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) na campanha de conscientização “DTM: Será que você tem?”.
“No Brasil, um a cada três brasileiros sofre de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Essas pessoas enfrentam dificuldades importantes em suas rotinas, em razão dos prejuízos funcionais provocados pela DTM, e precisam saber que o tratamento adequado pode ajudá-las. Por esse motivo, no Dia Nacional da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, o Sistema Conselhos volta as atenções para essa pauta. Com conscientização e orientação, podemos garantir mais qualidade de vida aos pacientes com DTM”, destaca o vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila.
A campanha “DTM: Será que você tem?” tem o objetivo principal de ampliar a conscientização da população sobre os sintomas e a importância de busca pelo tratamento da Disfunção Temporomandibular, que deve ser realizado por cirurgiões-dentistas. A DTM afeta as articulações da mandíbula e os músculos da mastigação, causando dor, estalos e dificuldade ao abrir a boca. Ela pode resultar de quadros de estresse, bruxismo ou problemas nas articulações, sendo que o atendimento especializado combate as causas e alivia os sintomas.
Como parte das ações da campanha, sob comando da SBDOF, durante toda esta semana foram promovidas ações presenciais e digitais voltadas à educação, esclarecimento e orientação da população. Neste dia 16 de maio, o Sistema Conselhos, composto pelo CFO e os 27 Conselhos Regionais das unidades federativas e o Distrito Federal, se junta à causa e também realiza a divulgação de conteúdos orientativos sobre DTM e DOF em seus sites e redes sociais.
"A campanha é um convite à mudança e à transformação da realidade de mais de 10 milhões de brasileiros que convivem diariamente com dor, limitações funcionais e prejuízos à qualidade de vida", destaca o presidente da SBDOF, Rodrigo Estevão Teixeira.
Mais especialistas
Paralelamente à conscientização da população sobre as causas, sintomas e tratamentos da DTM, a campanha também busca reforçar a necessidade de mais especialistas no país, para que mais pacientes tenham acesso a um cuidado adequado, humanizado e resolutivo. Estatísticas do Conselho Federal de Odontologia apontam que, no total, o Brasil possui 1649 especialistas em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.
"Os números escancaram uma realidade preocupante: a DTM é, sim, um problema de saúde pública. Apesar disso, o Brasil conta com mais de 430 mil dentistas em atividade, mas apenas 0,38% são especialistas em DTM e Dor Orofacial, o que evidencia uma grande disparidade entre a demanda por atendimento e a disponibilidade de profissionais capacitados", destaca Rodrigo Teixeira, presidente da SBDOF.
Data oficial
Outro pilar da mobilização é o engajamento da sociedade civil para que o Dia Nacional da DTM e Dor Orofacial seja oficialmente reconhecido no calendário da saúde brasileira, por meio de um projeto de lei. Segundo a entidade, o reconhecimento é fundamental para fortalecer a especialidade dentro do SUS; garantir a inclusão do tema nas grades curriculares dos cursos de Odontologia e estimular a formação de novos profissionais especializados.
Ascom CFO