Após denúncia anônima recebida em nossos canais oficiais de comunicação, de um possível atendimento direto ao público por um Técnico em Prótese Dentária, o Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRO-RO), em ação conjunta com a Polícia Militar e Vigilância Sanitária, no município de Buritis-RO, na última quarta-feira (01/06), constatou em flagrante o exercício ilegal da Odontologia.

Durante a ação foi constatado pelo fiscal do CRO, que o denunciado como Técnico em Prótese Dentária e o Estabelecimento não possuem o devido registro no CRO-RO, caracterizando assim o exercício ilegal da Odontologia.

O flagrante ocorreu com a chegada de um paciente para retirada de um trabalho protético diretamente com o denunciado. E o paciente ao ser questionado, confirmou o fato relatado na denúncia.

Mediante aos fatos, foi registrado pela Polícia Militar o Boletim de Ocorrência e o denunciado assinou o Termo Circunstanciado e se comprometeu com o Termo de Comparecimento em Juízo. Já a Vigilância Sanitária fez imediatamente a interdição parcial do Estabelecimento para as seguintes adequações, como a higienização adequada, lixeira com tampa pedal, a retirada de objetos que não pertence ao atendimento odontológico e a regularização junto aos órgãos competentes.

O CRO-RO inibe em mais um município o exercício ilegal da Odontologia, fazendo prevalecer à saúde bucal da população. E alerta ainda, que se tiverem conhecimento sobre atendimentos irregulares no Estado podem denunciar ao CRO-RO por meio do link: https://cro-ro.implanta.net.br/servicosonline/Publico/Denuncias/ .